Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola
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No passado sábado, dia 23 de janeiro de 2021, o nosso agrupamento marcou presença no 1º Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola, a partir da Arena virtual situada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Sob a mote do slogan “Ciência é Cultura na Escola” o stand do Agrupamento de Escolas de Loureiro, através de um poster e de um vídeo ilustrativo, apresentou algumas das muitas atividades dinamizadas pelo nosso clube. A coordenadora Anabela Ferreira
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Desafiando a tensão superficial
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Quantos de vocês já viram insetos a caminhar na água? Vamos ver duas experiências que desafiam essa propriedade física dos líquidos a tensão superficial. Vê o vídeo AQUI. A coordenadora Anabela Ferreira
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Encher balões sem soprar!!!
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Certamente que já encheste um balão soprando para dentro dele. Nesta experiência vamos encher balões, mas sem soprar.Par veres o vídeo desta atividade clica AQUI A coordenadora do clube Anabela Ferreira
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Candeeiro de Lava 2020/2021
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Uma das experiências realizadas pelos alunos do Clube de Ciência Viva da EB Dr. José Pereira Tavares. Com materiais do dia-a-dia é simples de a realizares em casa! O Clube Ciência Viva deixa-te o desafio, basta seguires o seguinte protocolo experimental. Segue o link e vê o vídeo da atividade: VÍDEO
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Vulcão Explosivo- simulação
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Com dicromato de amónia, cabeças de fósforo, fita de magnésio e açúcar num copo conseguimos simular a atividade vulcânica explosiva. A experiência resulta melhor se utilizarmos a maquete de um vulcão. Foi o que fez um grupo de alunos do curso de pastelaria e obteve este resultado espetacular…
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Mensagem secreta
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A mensagem secreta é uma experiência que desafia a curiosidade dos mais novos! Com fenolftaleína escrevemos num papel branco uma mensagem . Ficou invisível porque a fenolftaleína é incolor. Para desvendar a mensagem vaporizámos o papel com…limpa vidros e a mensagem tonou-se visível.
LINK: Vídeo da atividade
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Alguns cristais da árvore de natal do Clube da Ciência são mágicos!
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Utilizando azul de bromotimol podemos mudar-lhe a cor para amarelo com o CO2 que expiramos. Basta utilizar uma palhinha de refresco e soprar o líquido durante algum tempo. Podemos reverter a cor amarela para azul? Experimentámos com um cristal da nossa árvore de natal e aconteceu essa mudança: o bromotimol voltou à cor azul. Colocando umas gotas de vinagre voltámos a obter a cor amarela… LINK: Vídeo da atividade
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Cromatografia em papel!
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A cromatografia em papel foi uma experiência que permitiu observar os pigmentos de flores e folhas de plantas do jardim da nossa escola.
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Observação de insetos!
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Observámos uma grande variedade de insetos pertencentes a diferentes Ordens. Neles estava incluída a abelha velutina ou abelha asiática que rondava uma árvore da nossa escola. Afinal não havia ninho na escola!
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Fazer sabonetes no Clube da Ciência!
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Fazer sabonetes de glicerina é fácil, divertido e educativo!
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Leite Psicadélico
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Uma experiência com leite, corante alimentar e detergente. A tensão superficial dificulta a mistura do leite com o corante, mas o detergente destrói-a. Com a tensão destruída, o leite e os corantes começam a misturar-se. Link dos vídeos da atividade: Vídeo1vídeo2
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Árvore de Natal feita de Cristais
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Os alunos da Escola EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares, em Pinheiro da Bemposta, prepararam uma árvore de Natal diferente de todas as outras. Em vez das típicas bolas da época e dos enfeites natalícios habituais, os alunos prepararam cristais que formaram uma árvore de Natal. Todo este trabalho foi o culminar de semanas de trabalho no âmbito do Clube de Ciência Viva. O primeiro período foi dedicado à árvore de Natal de cristais que, carinhosamente, foi desenvolvida por alunos do 5.º ao 9.º ano.
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Clube Ciência Viva
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Público Alvo: 1.º, 2.º e 3.º CICLOS
Professores dinamizadores: Isabel Brandão, Laura Vaz e Miguel Santiago.
Horário de Funcionamento: 2.ª Feira 15:15H às 16:50H 3.ª Feira 14:30H às 16:50H
Objetivos: - Dinamizar atividades que possibilitem o desenvolvimento das aprendizagens;
- Realizar atividades de natureza científico – experimental;
- Promover a aquisição de uma cultura científica sistemática;
- Estimular a curiosidade;
- Desenvolver a autonomia;
- Sensibilizar para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia;
- Desenvolver atitudes responsáveis face ao ambiente;
- Promover o sucesso dos alunos.
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